Pós-Graduação: Mestrado em Engenharia

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC)

O projeto para criação do curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica e de Computação do Campus Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi submetido à CAPES em junho de 2012, sendo aprovado por esta instituição em março de 2013. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) do Campus Sobral da UFC foi criado em abril de 2013 e, desde agosto de 2013, é responsável pelo curso de Mestrado Acadêmico supracitado, conceituado pela CAPES/MEC com nota 3, sendo o segundo curso de mestrado localizado no interior do estado do Ceará e o primeiro na área de Engenharias IV.

Até o presente momento, os processos seletivos de alunos foram feitos anualmente, com 10 vagas a cada processo seletivo. Devido ao crescimento do corpo docente do curso, espera-se, dentro dos próximos anos, um aumento do número de vagas ofertadas aos alunos. Devido à forte demanda reprimida por cursos de mestrado nesta área e nesta região do estado, os dois processos seletivos do curso de mestrado realizados até o presente momento tiveram um grande número de inscritos, gerando uma concorrência de 2.7 e 3.3 candidatos/vaga em 2013.2 e 2014.2, respectivamente.

Dessa forma, o mestrado acadêmico em Engenharia Elétrica e de Computação do Campus Sobral da UFC ajuda a reduzir a assimetria existente em nosso país, contribuindo para a melhoria da pesquisa e da pós-graduação.

secretaria_ppgeec@sobral.ufc.br
www.ppgeec.ufc.br