UFC sobe duas posições no Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo

Imagem: Prédio da Reitoria da UFCA Universidade Federal do Ceará subiu duas posições e agora é a 16ª no Ranking Universitário da Folha (RUF), levantamento feito desde o ano passado pelo jornal Folha de S. Paulo entre as 192 maiores universidades públicas e privadas de todo o Brasil. O Ranking da Folha é elaborado a partir de cinco critérios: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização, este último tendo estreado este ano.

Entre as universidades do Nordeste, a UFC também subiu uma posição e já é a segunda da região, atrás apenas da Federal de Pernambuco. Pela ordem, as cinco universidades mais bem posicionadas no ranking são USP, UFRJ, UFMG, UFRGS e Unicamp.

A UFC se destacou principalmente na área de pesquisa, obtendo 36,53 dos 40 pontos possíveis – 12ª posição nacional, posicionando-se como a melhor do Nordeste. O item pesquisa é o que individualmente mais pesa no ranking e leva em consideração o total de publicações, citações, citações por artigo, publicação por docentes e citações por docente, publicações em revistas nacionais e captação de recursos.

A Universidade também deu um salto do ponto de vista do reconhecimento do mercado, passando da 28ª posição em 2012 para a 16ֺª neste ano. Esse critério é aferido a partir de uma pesquisa do Instituto Datafolha com 1.212 diretores de recursos humanos de empresas de todo o País. Também houve avanço nos itens inovação e ensino.

Para elaborar o levantamento, a Folha analisou 28 cursos das instituições, e em vários deles, a UFC obteve destaque. Entre todos os cursos de Ciências da Computação do Brasil, por exemplo, o da UFC obteve o segundo lugar do ponto de vista do reconhecimento do mercado.

A UFC também registrou o terceiro melhor curso de Economia e de Engenharia de Produção do País. Administração e Química ficaram em quarto; Biologia, Engenharia Mecânica, Farmácia, Geografia, Matemática e Literatura e Línguas Estrangeiras em quinto, em suas áreas.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil de Aquino, o bom resultado é fruto de um conjunto de fatores que vem se reforçando desde 2007. Ele cita a sintonia entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Graduação e a Administração Superior, que tem apoiado as demandas na área de Pesquisa e Pós-Graduação, e a abertura de novos cursos de pós-graduação, especialmente os doutorados.

De 2007 a 2013, a UFC passou de 27 para 41 cursos de doutorado, um crescimento de 51%. O número de cursos de pós-graduação lato sensu passou de 80 para 103. Some-se a isso a contratação de novos professores doutores. “A interação entre os professores mais experientes e os mais jovens é um fator muito positivo”, diz o Pró-Reitor. Além disso, ele cita as mais de 500 bolsas do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o apoio que vem sendo dado pela Funcap.

avaliação detalhada na UFC está disponível on-line, assim como o ranking geral do RUF.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331