O Curso de Engenharia Elétrica convida a comunidade acadêmica as apresentações de defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC; Programação pode ser consultada abaixo

Dia 4/12 (quarta-feira), as 13:30h, Sala 5.

Título: ANÁLISE DE FATORES METEOROLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Autora: ALANE TEIXEIRA RODRIGUES

Banca: Prof. Dr. Adson Bezerra Moreira (Orientador)

Profa. Dra. Vanessa S. de Castro Teixeira (UFC)

Prof. Me. Erasmo Saraiva de Castro (UFC)

Resumo: A matriz energética mundial tem como principal fonte de geração de energia elétrica combustíveis fósseis como o carvão, com 38,3% do total da energia gerada. A energia solar tem apenas 5,6% de participação nessa matriz, porém, os investimentos em energia solar estão crescendo cada vez mais. Hoje em dia, encontrar residências com sua própria geração de energia elétrica é mais comum. Esse trabalho realiza a análise do perfil de consumo de energia elétrica de uma residência e dimensiona o Sistema Fotovoltaico (SF) adequado para o cliente. Todos os passos para dimensionamento do SF são apresentados, bem como a viabilidade econômica de investimento calculado a partir do payback. Foram determinados resultados como a geração de energia estimada, a geração de energia real e a Taxa de Desempenho (TD). Esses resultados foram obtidos para dois SF de cidades distintas, Ipu – CE e Sobral – CE, com geração de de 5,2kWp e 3,2kWp, respectivamente. Os resultados embasam uma análise da influência de fatores meteorológicos como temperatura ambiente, velocidade dos ventos e nebulosidade na produtividade ou taxa de desempenho.

Dia 5/12 (quinta-feira), as 11:00h, Sala 3.

Título: Análise dos Fatores do Desempenho dos Alunos do Curso de Engenharia da Computação do Campus Sobral da UFC na Disciplina de Cálculo I
Autora: DENILSON GOMES VAZ DA SILVA
Banca: Prof. Dr. Carlos Alexandre Rolim Fernandes (Orientador)
Profa. Dra. Alesandra de Araújo Benevides (UFC)
Prof. Dr. Márcio André Baima Amora (UFC)

Resumo: Este trabalho traz uma proposta de analise dos fatores do desempenho dos alunos do curso de Engenharia de Computação do campus Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) na disciplina de Cálculo 1. Propõe-se o uso de dados obtidos através de um formulário sobre a experiência com a disciplina de Cálculo 1 e a situação socioeconômica dos estudantes que já fizeram esta disciplina. Para a análise dos dados, são usadas as técnicas de aprendizado de máquina regressão linear e rede neural MultiLayer Perceptron (MLP). Este estudo vem em continuação a um estudo de caso, desenvolvido em um projeto anteriormente, que observou a relação entre a taxa evasão no curso e a taxa de reprovação na disciplina de Cálculo 1. Este trabalho objetiva identificar as variáveis que mais impactam no desempenho dos estudantes na
disciplina que se mostra um desafio para a permanência no curso. Conhecendo as dificuldades
enfrentadas pelos alunos no início do curso, é possível também sugerir melhoras para o curso e o ambiente acadêmico como um todo.

Dia 5/12 (quinta-feira), as 13:30h, Sala 6

Título: CONTROLE DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA COM DOIS ESTÁGIOS

Autor: JOÃO PEDRO CAMPELO DE LIMA

Banca:Prof. Dr. Adson Bezerra Moreira (Orientador)

Prof. Dr. Isaac Rocha Machado (UFC)

Prof. Dr. Marcus Rogerio de Castro (UFC)

Resumo: Este trabalho apresenta a modelagem, projeto e simulação de um sistema de conversão fotovoltaica conectado à rede elétrica trifásica. Para a modelagem do arranjo fotovoltaico foi utilizado o modelo do diodo único, com parâmetros obtidos através da fabricante BYD com o modelo B6K-36. O arranjo fotovoltaico é formado através de associações dos módulos em série e paralelo. A técnica de rastreamento do ponto de máxima potência (MPPT- Maximum Power Point Tracking) foi implementada baseada no método de Perturba e Observa (P&O), com o objetivo de rastrear a máxima potência para o sistema. Um conversor CC/CC elevador do tipo boost foi projetado para manter a tensão do barramento constante para diferentes irradiâncias e temperaturas. O conversor boost tem seus terminais de entrada conectados com o arranjo e os terminais de saída ligados ao barramento CC, este com uma tensão fixa. O conversor CC/CC é controlado através de um controle Proporcional Integrativo (PI) que recebe o sinal de tensão fornecido pelo MPPT. O barramento CC interliga o conversor boost com o conversor CC/CA trifásico conectado com a rede através de um filtro indutivo com o objetivo de reduzir as distorções harmônicas totais na corrente de saída. O projeto e o controle do conversor CC/CA são apresentados. O controle do conversor é formado por duas malhas de controle em cascata: de controle de corrente e controle do barramento CC, ambas utilizando controladores Proporcional Integrativo (PI). As simulações do sistema FV foram realizadas a partir do software Matlab/Simulink para realizar todas as simulações. Foram abordados quatro cenários para irradiância de 1000/2, 800/2, 600/2 e 400/2 com a temperatura constante de 25ºC e três cenários para temperatura de 35ºC, 45ºC e 55ºC com irradiância constante de 1000/2. Para todos os cenários, o algoritmo de MPPT funciona de modo adequado, melhorando a potência gerada pelo arranjo fotovoltaico. Para as diferentes temperaturas e radiações o sistema permanece controlado e injetando potência ativa na rede elétrica.

Dia 13/12 (sexta-feira), as 10:00h, Sala 3

Título: FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA APLICADO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO

Autor: ALLYSON BEZERRA DE OLIVEIRA

Banca: Prof. Dr. Adson Bezerra Moreira (Orientador)