Professora do Curso de Engenharia Elétrica do Campus de Sobral recebe Prêmio Inventor Petrobrás 2019

Professora Rosana do Curso de Engenharia Elétrica do Campus de Sobral

A professora Rosana Saboya do Curso de Engenharia Elétrica do Campus de Sobral recebeu o Prêmio Inventor Petrobras 2019. A professora é bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e colaboradora no Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção (GPSA) do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). A premiação foi concedida pela patente depositada em conjunto com a Petrobras e o Departamento de Engenharia Química, no ano de 2018, na área de biolubrificante, com o projeto intitulado “Processo de produção de biolubrificante a partir de óleo vegetal”. Além da professora, receberam a premiação os demais autores da patente: professor Célio L. Cavalcante Jr. (UFC – coordenador do projeto); professor Francisco Murilo Tavares de Luna (UFC), Fátima Andrea Lima Girão (UFC); José André Cavalcanti da Silva (Petrobras); e os alunos Ítalo Castro Rios (UFC) e Stephanie de Oliveira Souza (UFC). Nesta edição, apenas o projeto representou a UFC na premiação.

O Prêmio Inventor 2019 consiste na entrega de certificado sobre o pedido de depósito de patente assinado pelo Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e de troféu especialmente confeccionado para a cerimônia. A entrega da premiação ocorreu no dia 11 de dezembro de 2019 em cerimônia realizada no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro. Representaram a UFC na premiação professor Célio L. Cavalcante Jr. (à esquerda da foto) e o pesquisador da Petrobras José André Cavalcanti da Silva (à direita da foto).